Dicas simples para evitar a infecção urinária

Algumas dicas simples podem ajudar a evitar a infecção urinária. Nós mulheres possuímos uma uretra mais curta e mais próxima ao ânus, local onde existem muitas bactérias em decorrência das fezes. A infecção urinária acontece quando estas bactérias entram pela uretra e podem até mesmo atingir todo trato urinário como bexiga e rins. Muitas mulheres enfrentam constantemente quadros de infecção urinária de repetição ou algum episódio durante o decorrer do ano. Principais sintomas:

• Dor, ardência e dificuldade para urinar;
  • Aumento da frequência miccional e com pequeno volume de urina;
  • Dor na região de baixo ventre;
  • Hematúria (presença de sangue na urina);
  • Sensação de esvaziamento incompleto;

A prevenção da infecção urinária acontece através de mudanças comportamentais, como:

• Ingerir água em grande quantidade (tente pelo menos 2 litros por dia);
  • Urinar após a relação sexual;
  • Não segurar o xixi (vá ao banheiro sempre que sentir vontade);
  • Fazer a higiene após o xixi da frente (vagina) para trás (ânus);
  • Usar calcinha de algodão e roupas leves, pois aumentam a ventilação e mantém o local seco;
  • Tente substituiu-o o uso de absorvente por coletor menstrual, mas se usar absorvente troque com frequência;
  • Mantenha hábitos de higiene adequados com água e sabão neutro (mas sem exageros, pois lavar demais a região íntima pode prejudicar a flora genital);
  • Não utilize produtos químicos na região genital; pois além de causar irritação, aumenta a proliferação de bactérias;
  • Cuide da alimentação;
  • Procure um médico sempre que sentir ardência ou dor para urinar.

A infecção urinária sem tratamento pode comprometer o trato urinário e trazer problemas ainda mais graves para a saúde. Nos casos de infecção urinária de repetição a fisioterapia pélvica entra como aliada ao tratamento. Pois normalmente essas pacientes apresentam alguma disfunção dos músculos do assoalho pélvico. Cuide-se!