Clinica Espaço Vitta

Cuidados no período Pós Gestação

Após o parto, a mãe precisa de cuidados especiais por alterações que ocorrem na gestação. Devido a fatores de estímulo do hormônio estrogênio e o progeterônico ou através do hormônio melano, que é estimulante de MSH, que estimula melanócitos da pele e mucosas a produzirem mais melanina. Geralmente e hiperpigmentação é leve e raramente generalizada, sendo mais evidente em mamilos, aréolas mamárias, genitália externa e na linha alba do abdome. A transformação da linha Alba em nigra é o distúrbio de pigmentação mais frequente entre os que ocorrem na gravidez. É importante lembrar que as cicatrizes, nervos e sardas podem tornar-se mais pigmentados nesse período.

A pigmentação da face é a que acarreta mais preocupação, por ser uma região visível e de grande conotação estética. Tal hipercromia é chamada de melasma ou cloasma. O melasma é uma melanodermia que se caracteriza por mancha de coloração castanho-claro a escuro, que pode se iniciar ou se intensificar na gravidez, também conhecida como mascara gravídica, pode atingir a testa, região malar, nariz, bochecha e mento. E o grau de hiperpigmentação tem, relação direta como fototipo de cada gestante. A exposição ao sol pode agravar a hipercomia. Proteção solar na gestação minimizam efeitos, precisando sempre lembrar que manter a pele hidratada também diminuirá os efeitos do sol, pois os raios solares UVA e UVB serão mais refletidos que absorvidos pela pele.

Para tratar essas manchas acastanhadas tão indesejadas, já existem no mercado despigmentantes, que não são contra indicados durante o período gestatório ou de amamentação.Esses despigmentantes, são substâncias que atuam diretamente na região hiperpigmentada, podendo ser formulados em diferentes produtos cosméticos, com diferentes apresentações e podendo ser combinadas com outros ingredientes ativos úteis. Para despigmentação também é eficaz uso de laser, luz pulsada e ácidos, que podem ser utilizados no período pós gestação.

A acne pode surgir em cerca de 25% das gestantes, apesar de algumas mulheres que já possuem acne, apresentarem melhora. No início da gravidez, elevados níveis de progesterona persistem durante todo o primeiro trimestre e a idade não influencia. O primeiro passo para combater este efeito, é o cuidado com a pele, usando cosméticos livres de óleo e evitando maquiagem ou produtos comedogênicos. No período de pós gestação, a mãe deve fazer limpezas de pele e manter a pele livre de oleosidade com produtos de uso diários.

Temida entre a grande maioria das grávidas, as estrias são um pesadelo real que já tem hora para terminar. Não é preciso mais o desespero em pensar que elas ficarão para sempre em seu corpo. As estrias fazem parte do processo, afinal elas afetam 90% das grávidas e surgem com o rompimento das fibras elásticas e colágenas, ocasionado pelo aumento rápido de peso.

Mais do que um incômodo estético, provoca baixa autoestima, fazendo com que muitas mulheres passem a vida escondendo o próprio corpo. Sem nenhum tratamento, as estrias podem levar a uma flacidez da pele.Por esse motivo, durante a gestação, é preciso ter alguns cuidados que ajudam a prevenir o aparecimento, como evitar o efeito sanfona, beber bastante água para manter o corpo hidratado, caprichar em alimentos ricos em vitaminas C- que estimula a produção de colágeno, e proteínas. Além de claro abusar dos cremes hidratantes, pois são grandes aliados nessa batalha, especialmente porque possuem substâncias que contribuem para a regeneração da pele.

Mas para quem não teve esse cuidado, ou teve os cuidados e mesmo assim apareceram as indesejáveis estrias, não é preciso mais se desesperar, pois agora é possível se livrar das estrias. A Carboxiterapia, com outras técnicas associadas, que variam de acordo com cada gravidade do caso, é um método que vem dando um excelente resultado. A técnica realizada por meio de aplicações de gás carbônico nas estrias, desencadeia uma inflamação aguda e local, que estimula o fibroblasto a sintetizar novas fibras colágenas e elásticas. Um método invasivo que propicia a progressão da diminuição da flacidez tecidual local, nivelamento das estrias e desaparecimento macroscópico das estrias. O tratamento que pode ser realizado durante todo o ano.

Apresentando excelentes resultados tanto em estrias vermelhas que acabaram de romper, como em brancas com mais de 10 anos. O tratamento é individual e personalizado, se fazendo necessária uma consulta de avaliação. Após avaliar as diferentes necessidades e expectativas de cada paciente, além dos aspectos como idade, tempo de aparecimento da lesão quantidade e localização, espessura e estado de saúde da paciente determinamos o conjunto de técnicas que serão associadas (um exemplo uso de ácidos) com a Carboxiterapia, número de sessões e intervalo entre as mesmas.

Veja também: http://clinicaespacovitta.com/voce-evita-usar-saia-ou-bermuda-no-verao/
Siga-nos no Facebook, acesse: https://www.facebook.com/espacovittacanoas/

Tanise Kreibich – Fisioterapeuta Dermato Funcional – Mestre em Aspectos Biológicos do Envelhecimento.