Clinica Espaço Vitta

Pilates, como funciona este método?

“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.”

Joseph Pilates
Joseph Pilates

O método Pilates foi criado por volta do século XX pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, nascido em 1880. Quando criança era doente e sofria de asma, raquitismo e febre reumática, prevendo que seu futuro fosse numa cadeira de rodas começou a estudar, como autodidata, anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental. Com isso desenvolveu mais de 500 exercícios e os aparelhos mais conhecidos como: cadillac, ladder barrel, high chair, unda chair, arm chair, spine corrector, small barrel, all unit, guillotine, pedipole e reformer.  Praticando os seus próprios exercícios, se tornou obcecado em superar os seus limites.


Em 1926, Pilates mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro Studio de Pilates, porem seu trabalho só foi reconhecido nos anos 40, principalmente entre bailarinos. Joseph morreu no ano de 1967, aos 87 anos, após inalar muita fumaça ao tentar salvar o seu estúdio de um incêndio. Ele não tinha filhos, mas quem assumiu o estúdio de Pilates foi a sua esposa Clara. Em 1970 Clara passou a direção do estúdio para uma antiga aluna do estúdio na década de 50 a Romana Kryzanoska. O método tem 6 princípios: centro de força, concentração, respiração, controle, fluidez e precisão. Pilates é um método de condicionamento físico para proporcionar: força, flexibilidade, boa postura, equilíbrio, controle motor e percepção corporal.

CENTRO DE FORÇA é a região que envolve os músculos abdominais, lombar e glúteos. Esses músculos são responsáveis pela estabilização do tronco. Também é conhecido como powerhouse.

A RESPIRAÇÃO deve ser sincronizada com cada movimento.

FLUIDEZ é para que o movimento seja uma dança, com leveza, harmonia e beleza e que o movimento não sofra impacto.

A CONCENTRAÇÃO a razão desse princípio é que o aluno possa controlar todos os aspectos de cada movimento. É a mente que guia o corpo, deve dar atenção e importância em todas as partes do corpo para que seja realizado com eficiência o movimento.

CONTROLE é um trabalho que sugere a integração do corpo e da mente durante a pratica do exercício.

A PRECISÃO é a qualidade do movimento, para que tenha controle e equilíbrio para realizar o movimento, sem gasto de energia.

O Método Pilates pode ser realizado por gestantes, idosos, crianças, adolescentes e adultos, veja alguns benefícios do Pilates:

  • Alívio do estresse;
  • Fortalecimento muscular;
  • Diminui dores musculares;
  • Promove a tonificação dos músculos;
  • Melhora do equilíbrio e postura;
  • Melhora a mobilidade, flexibilidade e coordenação motora;
  • Auxilia no emagrecimento, entre outros.

Joseph Pilates foi um gênio que na sua época pensou e analisou como poderia melhorar a sua vida e a das pessoas, vendo que a melhor coisa que poderiam fazer para a vida seria não deixar que sua vida ficasse parada ou deitada, que o melhor remédio é o MOVIMENTO.

Joseph Pilates

’’Um corpo livre de tensão nervosa e fadiga é o abrigo ideal fornecido pela natureza para abrigar uma mente bem equilibrada, totalmente capaz de atender com sucesso todos os complexos problemas da vida moderna.’’

Joseph Pilates

Thaynnã Minetto – Fisioterapeuta – Crefito 243.039

Veja também: http://clinicaespacovitta.com/pele-oleosa-no-verao/
Siga-nos no Facebook, acesse: https://www.facebook.com/espacovittacanoas/