Clinica Espaço Vitta

Pele oleosa no verão porque algumas tendem a ficar?

Algumas peles mudam sua característica nos dias mais quentes com a chegada do verão, a pele oleosa tem característica de excesso de brilho e maior propensão à acne, que no calor essas características ficam mais exageradas ainda. Você sabe por que isso acontece? A nossa Fisioterapeuta Dermato Funcional Tanise Kreibich explica por que isso acontece e como cuidar da pele nesses dias mais quentes evitando surgimento de cravos e espinhas.


Pele mista é o tipo de pele que apresenta maior oleosidade , excesso de brilho, na região da zona T ( região de  testa, nariz, e queixo)  que no inverno talvez não incomode esse excesso de oleosidade mas no verão pode ficar ainda mais oleosa ou apresentar maior grau de oleosidade nessas regiões.  Isso ocorre, pois o calor estimula ainda mais a produção de sebo, conhecida como gordura, pelo anexo dérmico da pele a glândula sebácea.

A Pele Oleosa, que no inverno pode apresentar menor grau de oleosidade, no verão pode ficar insuportável esse excesso de brilho que é a produção de gordura devido ao estímulo do calor excessivo onde aumenta atividade das glândulas sebáceas e contribuem para aumento da oleosidade.


O excesso de produção de sebo estimulado pelo calor e associado a isso, muitas vezes ao uso errado do tipo de protetor solar nessa época, deixam pele mais espessa e com aspecto desvitalizado com aparecimento de cravos e espinhas. Alguns cuidados diários podem auxiliar a controlar esse excesso de produção de gordura da pele, evitando aparecimento de cravos e espinhas na estação mais quente do ano. Utilizar produtos específicos para pele oleosa é fundamental, produtos com ativos que auxiliam a retirada dessa oleosidade como salicílico, zinco, gluconolactona, entre outros, são importantes.


Higienizar rosto de manhã e à noite com sabonete específico para pele oleosa, se achar necessário pode lavar no meio do dia, mas cuidado para não ficar tempo todo querendo retirar oleosidade que pode causar efeito rebote e a pele entender que precisa produzir mais oleosidade.  O uso de hidratante e protetor solar são muito importantes em todas as épocas do ano, melhor para pele oleosa são com toque seco. Muitas vezes os mesmos produtos que usamos no inverno, causam maior oleosidade no verão, por causa da maior produção de sebo pelo calor.

Uma dica bem legal é utilizar para higienizar a pele ecopads, discos feitos com linha de algodão, em crochê, que são reutilizáveis, auxiliam a retirada de resíduos da pele deixando-a mais macia sem acumular lixo e causar dano ao meio ambiente.

Esfoliar a pele 1 vez por semana auxilia na retirada de excesso de células da pele, faz renovação, retira oleosidade e auxilia na absorção e ação dos ativos para agir no controle da oleosidade da pele . Uso de peelings que hidratam e controlam oleosidade são muito indicados para essa época do ano. Lembre-se que cuidados que fazemos hoje com nossa pele colhemos resultados hoje e no futuro. Beber água é uma dica que faz bem não só para hidratação da pele como muitos outros benefícios para saúde.

Tanise Kreibich – Fisioterapeuta Dermato Funcional

Veja também: http://clinicaespacovitta.com/cuidados-com-os-alimentos-no-verao/
Siga-nos no Facebook, acesse: https://www.facebook.com/espacovittacanoas/