Mastite: O que é e como a fisioterapia pode ajudar!

Estima-se que a Mastite atinja de 1 em cada 10 mulheres que amamentam no Brasil. Normalmente se manifesta após o nascimento e pode ocorrer até os três primeiros meses do bebê. Não impede a amamentação, mas muitas vezes pode atrapalhar e muito! Mas existe tratamento e 100 % de cura.

Mas o que é a Mastite?

Caracteriza-se por um processo inflamatório de uma ou mais glândulas mamárias. Pode ocorrer devido á obstrução dos canais de saída do leite materno ou até mesmo por entrada de bactérias. Dependendo do caso pode ou não se tratar de uma infecção bacteriana. Um dos principais fatores que pode desenvolver a mastite é a pega incorreta do bebê, que gera fissuras na mama, tornando-se assim a porta de entrada de bactérias. Uma outra forma é quando bolsas de pus formadas dentro das glândulas mamárias não conseguem sair, tornando o caso bem grave, que muitas vezes necessita de drenagem deste pus e até mesmo internação hospitalar.

Principais sintomas:

• Dor;
  • Vermelhidão;
  • Sensação de calor local ao tocar a mama;
  • Febre;
  • Calafrios;
  • Inchaço;
  • Em alguns casos náusea.

Como evitar a Mastite:

• Limpar a mama antes e depois das mamadas;
  • Sempre lavar bem as mãos;
  • Cuidar com a higiene do soutien;
  • Não usar soutien apertado;
  • Alterar as mamas durantes as mamadas;
  • Esvaziar a mama completamente antes de oferecer a outra;
  • Aumentar a frequência entre as mamadas ou tirar o leite de forma manual;
  • Modificar as posições entre as mamadas;
  • Cuidar a posição de bebê, sempre de frente para a mama;
  • Cuidar a pega correta;
  • Beber 2 litros de água por dia.

Tratamento:

Se você apresentar qualquer sintoma que possa caracterizar a mastite, procure ajuda médica! O tratamento pode incluir compressas frias no local, massagem com movimentos circulares mas muitas vezes necessita de antibióticos e analgésicos. Somente um profissional especializado pode traçar o melhor tratamento.

Hoje a fisioterapia entra como coadjuvante no tratamento desta inflamação. A terapia com o LASER DE BAIXA INTENSIDADE tem mostrado melhora do processo inflamatório e atua na prevenção de fissuras na mama. Possui ação analgésica, anti- inflamatória, regenerativa e melhora a circulação. Procure por um fisioterapeuta especializado! Nós podemos ajudar você.

Driele Santos da Silva – Fisioterapeuta – Crefito 5 167.555/F